Já ouviu falar em coxa creme?
Recentemente muito comentada nas redes sociais, a coxa creme desperta todo tipo de gula rsrsrs.
Para nossa surpresa encontramos uma receita com o mesmo nome num antigo caderno de receitas, daqueles cheios de embalagens coladas que toda família tem. Decidimos testar e aprovamos.
Originalmente é uma coxa de frango coberta com uma massinha cremosa, e para completar uma casquinha super crocante. Para nossa versão optamos por usar coxinhas da asa.
A expectativa de saborear uma casquinha crocante que ao ser mordida revela uma massinha cremosa e no centro uma coxinha suculenta dá água na boca só de pensar...
Para as coxinhas:
6 coxinhas da asa
Temperos a gosto do cozinheiro. Normalmente usamos salsa, cebolinha, alho, cebola e pimenta. Uma opção é utilizar caldo de galinha pra acentuar ainda mais o sabor, mas não tem muita regra.
Água suficiente para cobrir o frango.
Modo de fazer:
Cozinhar as coxinhas junto com estes temperos, deixando reduzir bastante o líquido, pois vamos usar ele pra dar sabor ao creme também.
Para a massa:
1 xícara de leite.
1 xícara do caldo onde as coxinhas foram cozidas.
1 colher de manteiga.
Sal a gosto (a dica qui é experimentar antes, afinal você está usando o caldo temperado, talvez isso seja suficiente).
1 1/2 xícara de farinha de trigo.
2 gemas ( Reserve as claras ).
Modo de fazer:
Coloque em uma panela o leite, o caldo, a manteiga, a farinha de trigo e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até formar uma massa espessa e soltar do fundo da panela com facilidade, tire do fogo e com a massa ainda quente acrescente as gemas.
Aguarde a massa esfriar um pouco para poder modelar as coxinhas, pegue uma porção de massa abra na mão coloque a coxinha no centro e com cuidado vá dando forma.
Hora de empanar:
Vamos precisar de clara de ovo e farinha de rosca, passe as coxinhas na clara depois na farinha, volta para a clara e finaliza na farinha.
Agora só fitar em óleo quente, não precisa deixar muito tempo, pois a parte interna já está cozida, isso é apenas para formar uma deliciosa casquinha dourada e crocante.
E você? Tem alguma receita saborosa escondida num destes cadernos esquecidos? Vale a pena dar uma explorada na sua história!
Conte aqui nos comentários pra conhecermos também!
Valeu, e até a próxima!!!!